Está disponível na Base Minerva a dissertação “Análise espacial da incidência de Dengue e Chikungunya no município de Niterói/RJ”. A obra é de Rayanne Seidel Correia de Paula Cardoso, mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.
Sobre a dissertação:
“A Dengue é uma doença de importante expressão no Brasil nas últimas
décadas, cujo quadro se agravou com a introdução da Chikungunya recentemente no país. Verificou-se que a medida de prevenção eficaz para estas doenças é o combate ao mosquito vetor de ambas, que é o Aedes aegypti, realizado através da eliminação de seus possíveis criadouros. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar a partir
da análise espacial dos casos de Dengue entre os anos de 2011 a 2017 e de Chikungunya entre os anos de 2015 e 2017, quais são as áreas do município de Niterói/RJ que possuem maior risco, e compreender a partir da análise de indicadores do Censo IBGE 2010, o contexto espacial onde o risco foi percebido. Estas análises foram feitas por meio de mapas temáticos e por quadros associativos que permitiram classificar os bairros em áreas críticas e vulneráveis, bem como os indicadores associados.”
Acesse a dissertação completa aqui!