Sobre o livro:
Este livro aborda algo caro à ciência geográfica: o trabalho de campo. Trata-se de uma prática amplamente difundida no fazer dos geógrafos e das geógrafas e uma estratégia de ensino, pesquisa e extensão com tradição e repercussão, cuja característica possibilita produzir conhecimentos com base na aproximação direta do (a) pesquisador (a), estudante e extensionista com o mundo. Esta publicação pretende contribuir com o debate a partir da confluência de, pelo menos, dois objetivos: documentar práticas e oferecer reflexões teóricas.
“Trabalho de Campo: contribuições do curso de Geografia-Licenciatura da UFFS ao ensino e à pesquisa”, estruturado em 14 capítulos, visa homenagear os dez anos de criação dos cursos de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Portanto, é um modo de demarcar a simbólica passagem dos 10 anos de Geografia na Fronteira Sul. Também é um registro da memória do curso, enfatizando uma dimensão importante do modo de “fazer” Geografia da UFFS. Os textos, escritos por docentes e discentes egressos(as), documentam e rememoram a construção do curso por meio das contribuições das práticas de campo.
Sobre o organizador:
Éverton de Moraes Kozenieski
Geógrafo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007), mestre e doutor em Geografia pela UFRGS (2010 e 2016). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (Brasil), onde atua nos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). É líder do Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana (GENVI). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos rural (Impactos da modernização da agricultura e suas repercussões no campesinato; a diversidade de formas de viver no campo e a multidimensionalidade da produção do espaço rural; relações campo-cidade), Geografia e cultura (produção do espaço e o vivido, cotidiano, representações sociais e espaciais) e metodologia da pesquisa (pesquisa qualitativa, trabalho de campo como estratégia de pesquisa e ensino).
Fonte: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O lançamento do livro pode ser acessado no site da Editora.