Está disponível na base Minerva a tese “O poder local no federalismo brasileiro: os processos de emancipação dos municípios Luís Eduardo Magalhães e Barra do Mendes (Bahia)”. A obra é da aluna Kátia Rocha Almeida, doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.
Sobre a tese:
“Este trabalho de tese busca analisar os processos de emancipação de dois municípios baianos em diferentes contextos históricos e espaciais: Barra do Mendes em 1917, com extinção em 1920 e restauração em 1958; e Luís Eduardo Magalhães, no ano 2000. O trabalho traz uma contribuição a partir da análise de diferentes agentes políticos nas mais variadas escalas espaço-temporais do federalismo brasileiro, a partir de contextos históricos e institucionais distintos desde a escala local até a nacional, considerando as relações de poder inerentes a esses processos. Neste sentido, a metodologia utilizada se deu a partir de dados secundários com documentos históricos e informações de órgãos
governamentais e historiadores locais; e, também, de pesquisa no campo, com observações e entrevistas realizadas com agentes que participaram da criação de Luís Eduardo Magalhães, por ser mais recente; ou que conhecem a história local e participaram ou ainda participam da gestão atual no município Barra do Mendes.”
Acesse a tese completa aqui!