Categorias
PPGG/UFRJ Publicações

Dissertação de aluno do PPGG sobre (re)valorização capitalista no bairro Alto da Boa Vista/RJ

Confira a dissertação completa

Está disponível na base Minerva a dissertação “Pressões pela (re)valorização capitalista do espaço no bairro do alto da Boa Vista, Rio de Janeiro: conflitos acerca da permanência de favelas e a questão ambiental”. A obra é de Tiago Boruchovitch Fonseca, mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.

Sobre a dissertação:

“O presente trabalho examina a produção do espaço urbano no capitalismo, ressaltando os conflitos existentes entre o capital imobiliário e as favelas, bem como a complexidade que a questão ambiental traz para esta discussão. São notórias, na História das políticas urbanas do Rio de Janeiro, as práticas de remoção de favelas, frequentemente associadas a interesses do capitalismo imobiliário e industrial. Apesar de avanços legais terem garantido o direito à moradia e à permanência das favelas, existem algumas circunstâncias nas quais se pode legalmente promover remoções, algumas delas vinculadas à questão ambiental, como na existência de risco ambiental ou necessidade de proteção ambiental. Torna-se primordial, portanto, ressaltar a não-neutralidade política da “questão ambiental”, debatendo-se a possibilidade de essa causa legítima ser operacionalizada pelos mais diversos interesses. Esses dois debates convergem para a noção de ecogeopolítica urbana, primordial para o presente trabalho. O caso estudado refere-se às favelas do bairro do Alto da Boa Vista, que têm sofrido diversas pressões por sua remoção, sobretudo desde o início dos anos 2000, sendo as justificativas vinculadas à questão ambiental. O presente trabalho investigou esse processo urbano e suas contradições por duas principais frentes: primeiramente, apresenta-se uma caracterização densa do bairro em questão, enfatizando aspectos que podem ser considerados como vantagens e potenciais interesses sob a ótica do capitalismo imobiliário. Em sequência, avaliam-se, a partir de diversas múltiplas fontes documentais, os principais conflitos em que as favelas do Alto da Boa Vista tiveram sua permanência ameaçada. Pôde-se assim, associar
as principais contradições referentes à produção capitalista do espaço urbano e à operacionalização de um frágil discurso ambiental ao estudo de caso.”

Confira a dissertação completa aqui!