Está disponível na Base Minerva a dissertação “Clima urbano e conforto térmico no subúrbio carioca: um ensaio a partir das unidades climáticas urbanas”. A obra é de Leonardo Brandão do Prado, mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.
Sobre a dissertação:
“A partir de fins do século XIX, o Rio de Janeiro assistiu a burguesia emergente se locomover em direção à Zona Sul da cidade como consequência das crescentes práticas de incorporação de terrenos para comercialização. Ao mesmo tempo, o eixo de forte crescimento populacional da também nascente classe trabalhadora se direcionava para as zonas Norte e Oeste da cidade. No decorrer dos séculos XX e XXI, essa dinâmica seguiu, então orientada pelos processos de industrialização e explosão das atividades comerciais associadas às políticas públicas de “revitalização” da área central do Rio de Janeiro. Esse conjunto de processos acabou por fortalecer a ocupação de áreas suburbanas que, em grande medida, até os dias atuais encontram-se desigualmente servidas de acesso aos sistemas básicos infraestrutura.
Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar as áreas de potencial desconforto térmico pelo calor em ambientes externos no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no subúrbio de Irajá.”
Acesse a dissertação completa aqui!