Já está disponível na base Minerva a dissertação “Reestruturação urbana e gentrificação na zona portuária do Rio de Janeiro: a utilização do carnaval de rua como um fator de legitimação, os impactos na folia e as suas formas de resistências”. A obra é de autoria de Alexandro Souza de Amico, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).
Sobre a dissertação:
“Os objetivos da presente pesquisa foram os de investigar a reestruturação urbana em curso na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, o processo de gentrificação que vem ocorrendo a partir do início da reestruturação e como as práticas culturais locais, mais especificamente o carnaval de rua, está sendo utilizado enquanto um dos diversos pontos de sustentação do projeto. Ademais, examinamos os impactos na festa e também como esta se articula enquanto
resistência à fragmentação espacial local. A dinâmica retratada acima tem origem em 2009, através da Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha. A OUC vem transformando as formas e funções da área e, assim, reestruturando o espaço urbano local. Em razão disto, buscamos analisar a Operação, através, sobretudo, dos conceitos de reestruturação urbana e gentrificação.”
Acesse a dissertação completa aqui!
Fonte: Currículo Lattes.