Já está disponível na base Minerva a tese “Políticas culturais no contexto federativo brasileiro: concentração e descentralização do programa Cultura Viva no município do Rio de Janeiro”. A obra é de Bruno Costa Guimarães, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sobre a tese:
“Esta tese de doutorado investiga as causas da concentração espacial dos Pontos de Cultura, principal ação do programa Cultura Viva, no município do Rio de Janeiro. Dados referentes à Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada em 2014, apontam que a capital declarou ter 165 Pontos de Cultura, uma quantidade discrepante em relação aos outros municípios fluminenses e contraditória com o princípio desconcentrador do programa. Através do
levantamento bibliográfico, a tese relaciona os efeitos do federalismo brasileiro com a gestão de políticas públicas culturais e enfatiza a importância de trabalhar os conceitos geográficos de território, rede e escala no ciclo das políticas públicas.”
Confira a tese aqui!!
Fonte: Currículo Lattes.