Já está disponível na base Minerva a tese “Mapeamento de espécies plantadas e tipos de produção da silvicultura através de séries temporais de índices de vegetação”. A obra é de Luiz Felipe de Almeida Furtado, que possui mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sobre a tese:
“A silvicultura é uma das atividades econômicas que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Tal atividade, além dos seus potenciais econômicos e de geração de lucro e renda, pode diminuir a pressão sobre os ecossistemas florestais, tanto com relação a produção de carvão vegetal e lenha, como também de madeira para serraria e celulose. Porém, como toda atividade em expansão, a silvicultura deve ser mapeada e monitorada, para que seja exercida sem ônus para
os ambientes naturais, florestais ou não, e para a sociedade civil e povos tradicionais. O uso de séries temporais de índice de vegetação (STIV), nesse contexto, são importantes, pois podem ser utilizadas para o mapeamento das florestas plantadas em grandes áreas, e a aquisição quase diária de imagens permite a estimativa das suas dinâmicas, como fenologia e o manejo.”
Fonte: Currículo Lattes.
Confira a tese completa aqui!!