Já está disponível na base Minerva a dissertação “Morando na zona portuária : reflexões sobre habitação de interesse social no Porto Maravilha”. A obra é de autoria da aluna Lívia Maria de Souza Magalhães, mestre em geografia (Organização e Gestão do Território) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sobre a dissertação:
“O presente estudo teve como questão principal a habitação de interesse social na zona portuária do Rio de Janeiro, de modo mais específico, os bairros Gamboa, Saúde e Santo Cristo, que estão incluídos na chamada ´revitalização´ do Porto Maravilha e que correspondem a 94% da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Operação Urbana Consorciada do Porto Maravilha. Esta dissertação procurou abordar a habitação de interesse social, com destaque para o Plano de Habitação Social do Porto Maravilha (PHIS). Os objetivos foram: realizar um resgate histórico-geográfico da zona portuária desde a formação da cidade do Rio de Janeiro; identificar os usos da terra urbana em parte
da área de interesse, analisar o mercado imobiliário bem como mostrar e discutir a opinião dos moradores dos bairros sobre o local onde moram e sobre o projeto Porto Maravilha.”
Acesse a dissertação completa aqui!
Fonte: Currículo Lattes