Já está disponível na base Minerva a dissertação “As zonas de prostituição na cidade do Rio de Janeiro: suas localidades, espacialidades e cenários”. A obra é da aluna Patrícia Luana Costa Araújo, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Geografia pela mesma universidade.
Sobre a dissertação:
“O estudo se propõe a apresentar algumas reflexões sobre a espacialidade da prostituição. Nas ciências sociais e na própria geografia a análise sobre os problemas que concernem a atividade nas cidades já tem sido abordada. Até o presente momento, as pesquisas existentes relataram as consequências socioespaciais que o problema do estigma social acarreta a atividade, bem como, as disputas espaciais. Contudo, em tais estudos, o aspecto espacial da prostituição tem sido abordado pela categoria do território. Nesse estudo, há a preocupação de entender a espacialidade da prostituição pela categoria da zona.
Esse termo é muito utilizado para espaços prostitucionais específicos em determinadas áreas nas cidades. Dessa forma, a partir dos conhecimentos provenientes da geografia, da sociologia e da teoria teatral, se propôs o mapeamento das zonas, o estudo sobre suas situações geográficas e a leitura de suas composições como cenário. Através desse conceito procurou-se entender a organização espacial da zona de prostituição e sua relação com os aspectos do espaço físico, dos comportamentos humanos e seus significados.”
Confira a dissertação completa aqui!
Fonte: Currículo Lattes.